Popular Post

Posted by : Matt Mail Jeevas



Bem, para começar meu primeiro review, vou abordar um anime conhecido praticamente por todos: "Death Note". Um jovem de 17 anos que "por acaso" encontra um caderno que é capaz de matar pessoas, e que talvez não por coincidencia foi deixado cair por um shinigami (deus da morte), que estava "entediado" no estilo de vida em que se encontrava. Com certeza estou falando de Light Yagami e o shinigami Ryuk. A partir deste rápido desenrolar, Light promete a si mesmo usar o caderno em benefício da humanidade e ''praticar o bem'' para com todos aqueles que prezam a justiça e a bondade entre os próximos, mas até a que ponto seus ideais chegariam? Após Ryuk e Light se conhecerem, mortes misteriosas começaram a acontecer chamando não só a atenção das pessoas comuns, mas também da própria polícia japonesa. Estas ''coincidencias'' não poderiam acontecer assim do nada, e certamente estariam sendo orquestradas por uma mente racional. A polícia japonesa, reconhecendo a sua impotência diante da situação, pediu ajuda de um grande detetive conhecido apenas como ''L''. É aí que a figura misteriosa de L entra em choque com a ''visão de mundo'' de Light, aparentemente desafiando-o publicamente em rede nacional. Neste ponto, podemos perceber a inconformidade e prepotência de Light diante da realidade, e vemos que ele havia cometido um grande erro: agiu por impulso não por racionalidade. Depois de ''Lind L. Tailor'' ser assassinado por Light, nos questionamos o por quê dele ter cometido este ato, se seus ''ideiais'', o conduziria a fazer somente o conceito de ''justiça'' que ele próprio havia criado. Assim, a genialidade de L entra em cena, revelando para Light, que o homem que ele havia matado não era L, mas sim um ''prisioneiro que seria executado em breve, e que de qualquer modo morreria algum tempo depois''. O choque que alguns podem sentir, é  simplesmente e naturalmente de dois ideiais entrando em conflito, e a quebra de regras para vencer um jogo que praticamente não tem regras.
''L'' se apresenta para Kira.

Vemos depois deste acontecimento, uma espécie de ''caça'', um tentando achar o outro, seja para levá-lo a justiça, ou matá-lo na hora. Ambos, tanto Light como L, aceitam o desafio que um coloca ao outro, e que como se estivessem dizendo: ''Que vença o melhor''. Mas, é claro que este caderno poderoso possui suas desvantagens: você precisaria de um nome e a figura de um rosto para matar aquele que deseja. Infelizmente, Light não possui o verdadeiro nome do detetive ''L'', e L por costume nunca aparece pessoalmente em público, muito menos usando seu nome verdadeiro.



Basicamente, o anime é uma guerra psicológica entre dois gênios que querem nos apresentar ''dois caminhos'' do conceito ''justiça''. Aquela feita pelas próprias mãos (literalmente), e aquela verdadeiramente justificada e merecida.
Light se proclama como ''o deus do novo mundo'', sendo que somente se baseando em sua capacidade de contornar situações e enfrentar desafios com grande rapidez, não justifica como ''merecido'' o título que criara para ele próprio.

Assim, toda uma teia se tece para que Light, apelidado de ''Kira'', seja identificado e cesse todo tipo de ato de morte que estava realizando. Seu próprio pai, Soichiro Yagami arma uma equipe de investigação para desmascarar este assassino chamado de Kira, com a ajuda de L.

Obviamente, o anime não é totalmente como os outros, não há muita ação, mas sim, a abordagem e questionamentos sobre a sociedade japonesa atual. E sim, uma crítica ao modo de vida dos japoneses. Pessoalmente, vejo estes temas com algum tipo de controvérsia, pois mostra a verdade nua e crua do funcionamento de um sistema que é incapaz de proteger e orientar sua própria população.



  Com o desenrolar da trama, vemos que existe um ''Segundo Kira'', que é simpatizante dos ideiais do primeiro, sendo que também defende seu modo de agir. Misa Amane, poderia ser uma garota comum, mas, não por acidente, adquiriu um caderno com os mesmos poderes do de Light. Mas, isso, após um shinigami, chamado ''Gelus'', ter se apaixonado por ela, e cometido o maior erro de todos: prolongar a vida de um humano, causando assim, a sua própria morte.



Rem, diferentemente de Ryuk vem ao mundo humano para dar o caderno deixado por Gelus à Misa Amane, que com certeza acaba ficando com ele. Aparentemente, Rem é mais observador e racional do que Ryuk de um ponto de vista rápido. Ele acaba ajudando Misa a encontrar o Primeiro Kira, e a se juntar a ele. Posso perceber que há uma certa ''proteção'' de Rem com Misa.

Ryuk, devido ao estar ''deprimido'' com seu modo de vida, deixa cair seu Death Note no mundo humano. Adora maças, e aparentemente nunca as havia comido antes. A partir daí, Ryuk com seu modo relaxado e sádico, acompanha na maioria das vezes, Light, com o qual achou muito ''interessante'' sua personalidade. Mas, não se engane, Ryuk nunca foi amigo de Light.

Kira encontra o detetive L.

 O encontro de Light e L, foi literalmente tenso, fazendo com que Light recebesse este encontro com grande choque. Mas, como um ''gênio'' e ''futuro deus de um novo mundo'', Light segurou suas emoções e agiu racionalmente, o que em primeira estância não havia acontecido. Posso colocar este momento como um dos pontos claves do anime, não como um pivot, mas um momento de grande importância para quem acompanhou Death Note. Curiosamente, L após fazer algumas confirmações sobre a personalidade de Light e sua vida, colocando cameras em sua casa, com claro, permissão de seu pai; L o chama para fazer parte de sua equipe de investigação em busca de Kira. Isso é obviamente uma ótima oportunidade para que Kira ganhasse a confiança de seu ''caçador''.

Kira e Segundo Kira: Light e Misa.
Após Kira ter matado ao que parece ser, um criminoso que havia matado seus pais, Misa com a posse do caderno, tenta encontrá-lo com os ''olhos de shinigami'' que havia sido adquirido de Rem em troca de metade de sua vida. Usando estes olhos, Misa Amane consegue disfarçadamente encontrar Light e suficientemente saber onde se encontrava. Conhecendo Light, Misa se entrega de forma emocional, levando em conta principalmente a justificação de que Kira (Light), havia feito um ato de ''justiça'' para com ela. Light, aproveitando-se da situação, aceita Misa como uma ''parceira'' ou ''deusa de um novo mundo'', sabendo-se que Light no momento poderia ter tirado seu caderno e simplesmente assassiná-la. Mas, ele concluiu que seria muito mais útil usá-la de forma adequada para com L.



Sei que muitos não aceitam a morte de L, e alguns dizem que o anime poderia ter tido muito mais episódios do que existem atualmente. Respeito totalmente as convicções de todos, mas percebo agora que a história e sua continuação provavelmente não se encaixariam com L vivo. Vejo que a morte de L serviu como uma ''porta de entrada'' para novos protagonistas e para um maior entendimento do anime.

Após L e a equipe de investigação terem resgatado o caderno de um membro de uma empresa chamada ''Yotsuba'', e vários de seus membros da investigação terem tocado o caderno, tudo parecia ter retomado seu lugar de origem. Com isso quero dizer que a surpresa de L ao tocar o caderno e ver um shinigami bem a sua frente não foi nada comparado com a volta das lembranças de Light.

Com isso, não digo que L perdeu para Light, pois na realidade Light não matou L diretamente e provavelmente desconhecia seu verdadeiro nome. Rem deixou-se levar principalmente pelos princípios que Misa compartilhava com Light, e o seu ''amor cego'' para com ele. Talvez seja uma conclusão banal, mas levou a sérias consequências, e o envolvimento do destino de todos naquele momento.

O ''deus de um novo mundo''?
Bem, entramos agora no ''mundo de Kira'', no qual podemos observar a decadência da sociedade japonesa (se não mundial), para com as propostas dele. Aparentemente, Light havia vencido o mais famoso detetive do mundo conhecido apenas como ''L''. Tudo parecia estar favorecendo o seu lado, mas isso foi nada além de uma grande ilusão. Este ''novo mundo'' que Kira - o deus que o comandaria - estava disposto a criar era essencialmente a sua imagem e semelhança, como podemos perceber e ver na Bíblia. Mas, realmente Light pode se auto-ploclamar um ''deus''? Ou podemos concluir que ele foi simplesmente um oportunista?

Near: Um dos sucessores de L. Realmente estaria a altura de L? Seria capaz de desmascarar Kira e levá-lo à justiça? Sei que Near desperta um sentimento de frieza e calma ao anime - mas já era assim desde o início - sabiamos que haveria um vencedor e um perdedor. Mas, L como já sabemos odeia perder.


Light, ainda estou no jogo.
Adiantando o review para torná-lo mais compreensivo, vamos direto as investigações de Near para com Light (agora o "Segundo L''), sempre suspeitando desde o iníco que o Segundo L era verdadeiramente Kira. Mas como todas as investigações, temos que possuir provas para fazer com que algum criminoso seja levado a justiça. Near é frio e focado naquilo que está comprometido a desvendar, mesmo que sua vida dependa disso.

Teru Mikami um dos colaboradores de Kira (junto com Takada), seu senso de ''justiça'' praticamente vem dos abusos que sofreu quando era criança e com a posse do caderno passa a se ''vingar'', descontando seu ressentimento em criminosos por Kira. No final das contas, Mikami se deixou levar por seu passado e servidão por Light. Posso dizer que Takada poderia ser mais sensata e racional do que Mikami.

"É isso aí Near, parece que eu venci".
Vendo o final de Death Note, alguns ficariam decepcionados e outros mais do que satisfeitos pelo que tudo que Light fez para merecer o que aconteceu a ele. Near parece estar a altura de L, mas isso não pode ser explicado somente porque conseguiu entregar a verdadeira identidade de Kira. Para explicar isso poderiamos envolver muitos fatores e isso cobraria tempo demais. Mikami parecia suficientemente preparado para ser usado por Light, mas não estava a altura de Kira.

Poderia ter terminado de outra forma?
Sendo desmascarado, como Kira, Light é baleado e desesperadamente foge de sua prisão. Não há arrependimento, mas sim, uma continuação de sua vida, e como ela seria. Como disse anteriormente, Ryuk, seu parceiro desde o início, nunca foi seu amigo, e acaba ele levando-o a morte. No local de sua morte, Light vê uma aparição de uma figura com as características de L, como se estivesse observando-o, com isso dá o seu último suspiro e morre. Talvez o final queria nos mostrar que somos tão mortais quanto nossos sonhos diante da realidade. É cruel, triste e crua, mas a realidade sempre foi assim.

Como disse Abraham Lincoln: "Dê poder a um homem, e descobrirá seu verdadeiro caráter".

Obrigado à todos que leram este review, e até a próxima.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Não querendo criticar, ficou ótimo o único problema e que está enorme você fez uma descrição ótima do anime mas são 37 episódios x.x assim fica difícil ler tudo
    seria legal você ter feito em partes e dado destaque em algumas partes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário. Adiantamos algumas coisas para que não ficasse extenso, e sei que alguns anime precisaram de partes para serem análisados, mas somente aqueles que estão atualmente em circulação.

    ResponderExcluir

- Copyright © Nerd-Project - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -